Fri, 14 Mar 2008 04:08:27 GMT

Canindé, a terra de Lampião e Maria Bonita, o Canyon de Xingó e o rio S. Francisco foram registrados pela maior câmera móvel do mundo.

Enviado por Sofia Salgado em ,

Brasil pelo Buraco da Agulha desviou o seu roteiro no estado de SERGIPE para registrar Canindé, a convite da Prefeitura e do orgão de Turismo da região.

Um destino de aventura e lazer por excelência, a região de Canindé na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas é banhada pelo rio S. Francisco cuja formação rochosa das suas margens constitui o famoso complexo de Xingó.

A Fazenda Mundo Novo situada a cerca de 30 km da cidade abriga grutas com pinturas rupestres e o esconderijo da lendária figura de Lampião, local de grande interesse pela sua beleza natural e histórica.

A fazenda que dispõe de estrutura de acomodação e restaurante às margens do canyon de vista deslumbrante, está preparada para receber estudantes, visitantes e amantes da natureza e da aventura, possuindo trilhas pedestres e para veículos de tração.

O Canyon pode ser visitado diáriamente a bordo de embarcações turísticas, num passeio bem organizado e de responsabilidade ambiental.

Uma ponte liga Canindé no estado de Sergipe à histórica cidade de Piranhas em Alagoas, que ficou conhecida por ser o local onde ficaram expostas as cabeças dos decapitados cangaceiros, Lampião e Maria Bonita, onde existe um museu com registro desse acontecimento. O fotógrafo Mica Costa Grande realizou a foto do projeto que representa o estado de Alagoas em Piranhas. Canindé de São Francisco, o rio São Francisco e a caatinga “de Lampião”, local que contem trilhas do Cangaço compuseram a paisagem capturada pelo “Buraco da Agulha”, no Sergipe.

Na sede do município, em frente ao clube Altemar Dutra, os expedicionários realizaram uma palestra pública organizada por Silvinha, diretora de turismo, e o caminhão, que despertou a curiosidade geral, foi aberto para visitação.

O secretário de finanças da cidade, Cacá Andrade, aproveitou o evento para agradecer a vinda dos aventureiros a Canindé e parabenizar pela iniciativa do projeto.

A visita a Canindé foi completada com uma reportagem realizada pela TV Globo emitida a nível nacional que registrou entre outros, o encontro do fotógrafo e equipe com o personagem sertanejo Zé Leobino, famoso por desfilar em nome da região a Tocha do Pan.

Na capital do Estado, Aracajú, a equipe efetuou uma paragem no shopping Riomar para, por iniciativa da revenda S.C.A. local, reunir com estudantes de arquitetura e demonstrar o processo de construção da casa móvel e modular.

Agradecimentos: Prefeitura e Turismo de Canindé. Cacá Andrade, Silvinha e Júnior. Fazenda Mundo Novo, Sr. José Leobino.

Mídia: TV Globo (nacional), Rádio de Canindé.

Fotografia Marcelo Scaranari

no comments

Fri, 14 Mar 2008 03:54:27 GMT

Expedição chegou à terra de Zumbi, líder do primeiro movimento de libertação promovido pelos trabalhadores africanos nas Américas.

Enviado por Sofia Salgado em , ,

União dos Palmares no estado de Alagoas recebeu a expedição “Brasil pelo buraco da agulha” abrindo as portas do recém inaugurado centro de estudos e exposição do Quilombo dos Palmares na serra da Barriga. O interessante complexo abriga para além de objetos e utensílios utilizados pelos escravos negros fugitivos dos engenhos de açucar da região dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco, um inédito restaurante de culinária regional de receitas dos antigos quilombos.

A expedição teve ainda a oportunidade de conhecer no estado as belas paisagens litorâneas da região de Maragogi e de realizar a convite da prefeitura da cidade o famoso passeio às Galés, os arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, que na maré baixa formam belas piscinas naturais.

A capital Maceió, atraiu a expedição pela sua beleza, situada entre coqueiros, mangues e um belíssimo mar azul cristalino.

Na zona nobre da cidade está localizada a loja de revenda S.C.A., um projeto arrojado e contemporâneo de arquitetura e design, onde a equipe atraiu a mídia e população local a interagir com o projeto.

Agradecimentos: S.C.A. de Maceió (Clóvis Calheiros, Nuri e Aparecida); Prefeitura de Maceió; Prefeitura de União dos Palmares; Secretaria de Turismo de Maragogi.

Mídia: Rede Record.

Fotografia Marcelo Scaranari

no comments

Fri, 14 Mar 2008 03:30:26 GMT

O engenho de Poço comprido, um dos mais antigos de Pernambuco, foi registrado como o símbolo do Estado pela maior câmera fotográfica móvel do mundo.

Enviado por Sofia Salgado em ,

Situado em Vicência, a cerca de 100 km de Recife, o engenho ainda em funcionamento foi totalmente recuperado pelo Governo do Estado. A importância do engenho deve-se ao fato de ser o único exemplar remanescente do século XVIII no Estado, além de ser o único que possui um pelourinho. O seu casarão abriga a exposição “Açúcar: Mostra do Engenho Poço Comprido”, onde painéis fotográficos retratam a época do açúcar e dos engenhos de Pernambuco.

As cidades de Olinda e Recife antigo mereceram ainda uma especial atenção na ocasião da passagem da expedição, em época festiva de Carnaval.

A equipe recebeu o estatuto de imprensa da organização dos eventos facilitando o registro em foto e video dos acontecimentos. Para além de registrarem o tradicional galo da madrugada que concentrou milhares de pessoas e os bonecos gigantes de Olinda,

a equipe de BPBA teve o previlégio de assistir bem de perto aos concertos de Marisa Monte, Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Elza Soares e Lia de Itamaracá para além de presenciar a destreza de movimentos dos dançarinos de Frevo e o desfile de dezenas de grupos de Maracatu.

Agradecimentos: Assessoria de Imprensa dos carnavais de Olinda e Recife; Curadores do Engenho de Poço Comprido; Cabanga Iate Clube de Recife.

Fotografia: Marcelo Scaranari

2 comments