Sofia Salgado, jornalista
Mica Costa-grande, fotógrafo

2005, Canyonland, USA

2005, Canyonland, USA

Somos uma familia dando a volta ao mundo promovendo a cultura lusófona e língua portuguesas no mundo.

Sofia Salgado, Jornalista, Amilcar Carvalho (Mica Costa-grande), fotógrafo e professor de ensino superior e os seus dois filhos, Eloi e Sásquia de doze e dez anos.

Há 20 anos empreendemos uma viagem terrestre de dois anos, de Portugal até Macau. Depois de viajar extensivamente por quase todo o continente asiatico, residimos no, então, território chinês sob administração portuguesa, desenvolvendo a nossa actividade profissional como jornalista do canal português da Teledifusão de Macau (TDM) e professor da Escola de Artes Visuais em paralelo com a atividade de fotógrafo profissional.

Mica e Sofia, são legítimos herdeiros da tradição ibérica das grandes viagens transcontinentais.

De Macau partimos no ano 2000, com o apoio de entidades governamentais e empresas privadas, para uma viagem de volta ao mundo, por terra. Numa primeira etapa, através da China e do Sudeste asiático chegámos a Portugal. Durante dois anos realizámos exposições e intervenções televisivas, enquanto as crianças frequentaram a escola, e preparámos a viagem interamericana.

A viagem de Portugal ao Brasil, foi iniciada em Setembro de 2004, com partida da Torre de Belém, em Lisboa e teve cobertura mediática em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos da América e Canadá.

2004, Barcelos, Portugal

2004, Barcelos, Portugal

Percorremos toda a América, desde a Baía de James no norte do Quebeque, até ao último quilómetro da ruta 3, na Tierra del fuego, atingindo o objectivo da expedição Pólo a Pólo. Para o fazer no entanto, suportámos temperaturas de 47 graus negativos, da Colombia até à Carretera austral no Chile cruzámos toda a cordilheira dos Andes entre 3 e 5 mil metros de altitude.

A minha pátria é a língua portuguesa

A entrada em território Brasileiro, bastião da cultura e língua portuguesas no mundo, marca o culminar desta segunda etapa.

Equipe de profissionais de comunicação social e audiovisuais, pretendemos realizar um trabalho de fundo, de recolha de imagens e investigação jornalística sobre o Brasil, para futura publicação. Desenvolveremos a nossa actividade em regime free lance em território brasileiro pelo período previsto de dois anos.

Toda a nossa actividade é financiada através de instituições culturais, patrocinadores e fundos próprios.