A câmera curiosa

O fotógrafo Mica Costa Grande, que há seis anos percorre o mundo em família desenvolveu projetos inovadores em quatro continentes. No Brasil, com uma câmera de 17 toneladas, vai registar um dia inteiro em cada foto.

Brasil pelo buraco da agulha

Velhas técnicas para uma nova criatividade. Mica Costa-grande, vai percorrer o Brasil do Monte Roraima há Foz do Iguaçu com uma câmera fotográfica/caminhão. O moderno Volkswagen Constellation 17.250, produzido no Brasil, com um baú de 7 m de comprimento, será transformado numa câmera. Com este aparato, o fotógrafo percorrerá 25 mil quilômetros pelo Brasil.

A maior câmera fotográfica móvel do mundo fará fotografias panorâmicas durante o trajeto. Através de um furo de 2 milímetros, a exposição de cada foto à luz, será de 8 a12 horas. Neste espaço de tempo (a 1/125 s), poderão ser feitas 3,5 milhões de fotografias. Os negativos de 5 m2 são cerca de 5.000 vezes maiores que o formato 35 mm.

Na lateral do caminhão será instalada uma tela plasma que exibe video durante a realização das fotos com explicações sobre o projeto, a técnica pinhole e ainda produções de conteúdo cultural e ambiental. A expedição tem início marcado para Março e deve terminar em Novembro de 2007. O projeto – que tem o apoio do Ministério da Cultura do Brasil, USP, Instituto Camões e da VW caminhões e ônibus. e outras entidades luso-brasileiras – será inscrito no Guiness Book of Records na categoria de “maior câmera móvel do Mundo”.